quinta-feira, 29 de março de 2012

Opinião


Em novembro de 2007, participei da Oficina de Jornalismo da Rádio Guaíba em Porto Alegre, sob orientação da jornalista Sinara Félix, com outros 11 estudantes de faculdades de Jornalismo gaúchas. Eu era o único representante do interior do Estado e aproveitei muito a oportunidade. Durante uma semana, conhecemos as estruturas da Assembleia Legislativa do RS, das autoridades policiais da Capital, da cobertura esportiva em um grande clube de futebol e todo o funcionamento da emissora, através de encontros com jornalistas e radialistas. Um destes encontros foi com o âncora Rogério Mendelski, de larga experiência no jornalismo gaúcho e dono de opiniões fortes e polêmicas, sobretudo na política. Há quem o ame e quem o odeie, mas quase todos o ouvem.


Nesta palestra, prestei bastante atenção na fala do jornalista e, com a curiosidade de um formando, perguntei: "- Mendelski, quando tu decidiste se dedicar ao jornalismo opinativo?" Obviamente, ele sempre se interessara por este modo de se expressar, mas um fato o fez definir o rumo da sua carreira. A minha memória não consegue resgatar as palavras exatas ditas há quase cinco anos, mas a história se tratava de um candidato a vereador em Porto Alegre, de origem humilde e querido por todos, cuja história Mendelski acompanhou. Porém, depois de eleito, o vereador em questão mudou completamente o seu jeito de ser, perdeu a simplicidade, ganhou empáfia e deixou, literalmente, que "o poder lhe subisse à cabeça".


Turma da Oficina de Jornalismo da Guaíba 2007 com Rogério Mendlski.
Sim,eu era magro.
Eu não pertenço ao time dos comentaristas e analistas. Pelo contrário, prefiro lidar com a informação e a notícia para que o público tire as suas próprias conclusões sobre os diversos assuntos. Porém, quando presencio alguns fatos, deixo aqui para os meus amigos o que eu penso sobre eles. Nossa lei maior, a Constituição Federal de 1988, nos garante a livre expressão, sendo vedado o anonimato. Aqui, todos sabem quem sou e que só opino sobre assuntos que considero relevantes e tenho bom conhecimento. 


Para quem conheceu meu blog recentemente ou para os velhos amigos que estão com tempo livre para relembrar, coloco abaixo os links para os meus principais textos opinativos publicados neste blog.


Leiam! Concordem! Discordem! A democracia é marca do blog.

A importância do noticiário local - Quando uma rádio onde eu trabalhei em Santa Maria estava prestes a fechar, escrevi este texto em tom de protesto que ajudou, inclusive, no meu trabalho de conclusão de curso na UFSM.

507 a 0 - A Universidade Federal de Santa Maria aprovou em 2007 a implantação do sistema de cotas no seu vestibular. As opiniões na época demonstraram claramente o quão retrógrada é parte da sociedade santa-mariense. Também marquei posição.

Be my Sky - Foi mais protesto do que opinião contra a minha operadora de TV a cabo.

Não recomendo - Seria cômico se não fosse trágico. Essa frase pode resumir este texto onde, com bom humor, eu detono o pior hotel em que já me hospedei.

A corrida pelo diploma - Aproveitando o fato de trabalhar dentro do Poder Legislativo, coloquei minha opinião sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo, tema que está em discussão no Congresso Nacional.

Capital do Samba - Dentro do assunto que me dá mais prazer, escrevi sobre a evolução do samba na Capital Federal, conhecida por ser a "capital do rock". Cariocas que visitam Brasília deixam claro que a qualidade do samba cantado, tocado e dançado aqui cresce cada vez mais.

Clube do quê? - Texto sobre a minha decepção em uma roda de samba, na verdade uma boate com samba, de Santa Maria. Fui surpreendido por um público frio na pista e um teatro no palco. Meu coração escreveu e 250 pares de olhos leram a minha opinião.

Samba é no boteco - Ainda sobre o meu ritmo preferido, postei as minhas andanças por rodas de samba Brasil afora e fiz um resumo elogioso dos meus lugares preferidos.

A vitória do Ctrl C + Ctrl V - O carnaval de rua de Santa Maria me rendeu a mais recente opinião polêmica deste blog. Como se trata de "uma cidade média, com problemas de cidade grande e mentalidade de cidade pequena", os criticados mais uma vez se incomodaram e, é claro, se chocaram.

Nenhum comentário: