sexta-feira, 8 de maio de 2015

Boas Fontes de Pesquisa em Comunicação Pública


ASSIS, Luiz Fernandes de. Educando para a cidadania: a experiência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. 1994.

BARROS, Antonio Teixeira de; BERNARDES, Cristiane Brum. A pluralização das fontes de informação política no Brasil: as mídias legislativas. Rumores-Revista de Comunicação, Linguagem e Mídias, v. 2, n. 2, 2009.

BERNARDES, Cristiane Brum. O conceito de jornalismo público nos veículos da Câmara dos Deputados. Revista PJ: Br, São Paulo, v. 5, n. 10, 2008.

BERNARDES, Cristiane Brum; MACEDO, Sílvia Mugnatto. Mudanças nas rotinas de produção do jornalismo da Câmara dos Deputados: o processo de integração das mídias legislativas // CHANGES IN JOURNALISMO ROUTINES OF THE BRAZILIAN CHAMBER OF DEPUTIES: THE PROCESS OF INTEGRATION OF LEGISLATIVE MEDIA. Contemporanea-Revista de Comunicação e Cultura, v. 12, n. 1, p. 125-146, 2014.

BERNDT, Alexander; PINTO, Sandra Souza; MIRANDA, Vera Lúcia Vilanova. Marketing político: dificuldades conceituais. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, v. 20, n. 1, 1985.

BEZERRA, Heloisa Dias. Atores políticos, informação e democracia. Opinião Pública, v. 14, n. 2, p. 414-431, 2008.

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. DUARTE, Jorge. Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, p. 1-33, 2007.

BRANT, J. O discreto charme de uma audiência pública. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas: v.6, n.2, p. 69-72, 2001.

CERVI, Emerson Urizzi.Opinião pública e política no Brasil. 2006. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado. IUPERJ, 2006.[Links].

CLINIO, Anne; ALBAGLI, Sarita. Apropriação social da internet em ações de mídias táticas: dinâmicas de informação e comunicação. Universidade Federal Fluminense, 2014.

CORDEIRO, Antonio et al. Governo eletrônico e redes sociais: informação, participação e interação. 2012. Disponivel em: . Acesso em:  16 mar  2015.

CORREIA, João Carlos. O papel das redes digitais na configuração epistemológica dos debates de sociedade. Estudos em Comunicação, v. 15, p. 77-92, 2014.

COSTA, Ricardo; PINHEIRO, Wesley Moreira. Eleições 2012: redes sociais enquanto colégio eleitoral na Internet. In: Congresso Brasileiro de Marketing Político. 2011.

DAL BOSCO, Maria Goretti. "Audiência pública como direito de participação." Revista dos Tribunais (2003): 727-739.

DE ASSIS, Érico Gonçalves. Táticas lúdico-midiáticas no ativismo político contemporâneo. Dissertação de Mestrado, 2006.

DE BARROS, Antônio Teixeira; BERNARDES, Cristiane Brum; LEMOS, Cláudia Regina Fonseca. As mídias legislativas e a redefinição da noticiabilidade política no Brasil. Em Questão, v. 14, n. 1, 2008.

DE BARROS, Antonio Teixeira; BRUM, Cristiane. COMUNICAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA NAS RÁDIOS DO PODER LEGISLATIVO NO BRASIL. Latin American Research Review, v. 50, n. 1.

DE BARROS, Antonio Teixeira; BRUM, Cristiane. COMUNICAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA NAS RÁDIOS DO PODER LEGISLATIVO NO BRASIL. Latin American Research Review, v. 50, n. 1.

DE MATOS, Heloiza Helena Gomes. Comunicação política e comunicação pública. Revista Organicom, v. 3, n. 4, 2011.

DE MATOS, Heloiza Helena Gomes. Comunicação política e comunicação pública. Revista Organicom, v. 3, n. 4, 2011. Disponível em: . Acesso em 16 de março de 2015.

DE MATOS, Heloiza Helena Gomes. Comunicação política e comunicação pública. Revista Organicom, v. 3, n. 4, 2011.

DE PAULA, Melise MV et al. A Visualização de Informação e a Transparência de Dados Públicos. VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2011.

DO NASCIMENTO LOCK, Fernando. Participação popular no controle da administração pública: um estudo exploratório. Revista eletrônica de contabilidade, v. 1, n. 1, p. 134, 2004.

DOS SANTOS MEIRA, Paulo Ricardo et al. O Senado Federal e as mídias sociais: o caso da campanha de exortação ao voto consciente. Negócios e Talentos, v. 2, n. 11, 2014.
Disponível em:  Acesso em: 16 mar  2015. 

DUARTE, Jorge. Comunicação pública. São Paulo: Atlas, p. 47-58, 2007.

Educando para a cidadania: a experiência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

FARO, José Salvador. Marshall McLuhan 40 anos depois: a mídia como a lógica de dois tempos. Fronteiras-estudos midiáticos, 2004, 6.2: 57-66.

GALLI, Fernanda Correa Silveira. Linguagem da Internet: um meio de comunicação global. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 120-134, 2004.

GARCÍA, José Luis Dader. Ciberdemocracia y comunicación política virtual: el futuro de la ciudadanía electrónica tras la Era de la Televisión. In:Comunicación política en televisión y nuevos medios. Ariel, 2003. p. 309-342.

GIL, Patrícia Guimarães; MATOS, Heloiza. Quem é o cidadão na comunicação pública?. COMUNICAÇÃO PÚBLICA, p. 89.

GOMES, Wilson et al. " Politics 2.0": a campanha online de Barack Obama em 2008. 2009.

GOMES, Wilson. A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 7, n. 3, p. 214-222, 2005.

GONSALVES, Ana Carolina Soares; MIRANDA, Cecília Fonseca. Como a comunicação pública pode mobilizar a sociedade em prol de um interesse comum: estudo de caso das campanhas “O melhor do Brasil é o brasileiro” e “Poupe energia. 2010.

HOWLETT, Michael. A dialética da opinião pública: efeitos recíprocos da política pública e da opinião pública em sociedades democráticas contemporâneas. Opinião Pública, v. 6, n. 2, p. 167-186, 2000.
http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=1149&path%5B%5D=1144
http://www.jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3%BAblicaJDuartevf.pdf
http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/783e6552ae7775c83c58acadcbd0563e.PDF
http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/783e6552ae7775c83c58acadcbd0563e.PDF
http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/viewFile/56/190
http://www.unigran.br/revista_juridica/ed_anteriores/08/artigos/10.pdf

ITUASSU, Arthur. Participação, cidadania e ciberdemocracia no Brasil.Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, E-compós, Brasília, v. 14, n. 2, 2011.

JARDIM, José Maria. A lei de acesso à informação pública: dimensões político-informacionais. 2013.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. "Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas." Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA-USP (2011): 13-22.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA-USP, p. 13-22, 2011.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA-USP, p. 13-22, 2011.

LÉVY, Pierre; LEMOS, André. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.

MACEDO, Silvia Mugnatto; DE BARROS, Antonio Teixeira; BERNARDES, Cristiane Brum. Identidade política e programação das rádios públicas: estudo comparativo de quatro emissoras federais. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 14, n. 1, p. 40-51, 2011.

MACHADO, Marcia Benetti; MOREIRA, Fabiane. Jornalismo e informação de interesse público. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 1, n. 27, 2006.

MAINIERI, Tiago; ARANTES OSTROSKY RIBEIRO, Eva Márcia. A comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Revista Organicom, v. 8, n. 14, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2015.

MAINIERI, Tiago; ARANTES OSTROSKY RIBEIRO, Eva Márcia. A comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Revista Organicom, v. 8, n. 14, 2012.

MARQUES, F. P. J. A., de AQUINO, J. A., & MIOLA, E. (2014). Deputados brasileiros no Twitter.

MATOS, H. Comunicação pública: democracia e cidadania. Texto apresentado no I Seminário de Comunicação Legislativa. Brasília: Senado Federal, 1998. OLIVEIRA, MJ (org.) Comunicação pública. Campinas: Editora Alínea, p. 80-86, 2004. 

MATOS, Heloiza. "Comunicação pública, democracia e cidadania: o caso do Legislativo." Líbero: revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo 2.3-4 (1999).

MATOS, Heloiza. "Comunicação pública, democracia e cidadania: o caso do Legislativo." Líbero: revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo 2.3-4 (1999): 32-37.

MORAN, José Manuel. "Como utilizar a Internet na educação." Ciência da informação 26.2 (1997).

NETO, Ivo Emanuel Campos Machado. Os desafios dos média sociais na comunicação organizacional: a emergência do Facebook como ferramenta de comunicação. 2011.

NOVELLI, Ana Lucia Coelho Romero. "O papel institucional da comunicação pública para o sucesso da governança." Revista Organicom 3.4 (2011).

NOVELLI, Ana Lucia Coelho Romero. O papel institucional da comunicação pública para o sucesso da governança. Revista Organicom, v. 3, n. 4, 2011.

PINHO, José Antonio Gomes de. Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 3, p. 471-493, 2008.

QUEIROZ, Adolpho. De Debret a Nizan: a construção da imagem pública dos governantes. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 22, n. 1, 2012.

QUELER, Jefferson Jose. Entre o mito e apropaganda politica: Janio Quadros e sua imagem publica (1959-1961). 2008. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

RAMOS, José Mario Ortiz; BUENO, Maria Lucia. Cultura audiovisual e arte contemporânea. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 3, p.281-295, 2001. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2015.

RECUERO, Raquel. A rede é a mensagem: Efeitos da Difusão de Informações nos Sites de Rede Social. Lo que Mcluhan no previó. 1ed. Buenos Aires: Editorial La Crujía, 2012, 1: 205-223.

RENAULT, Letícia. Comunicação e política nos canais de televisão do Poder Legislativo no Brasil. 2004.

Rossetto, G. P. N., Carreiro, R., & Almada, M. P. (2013). Twitter e comunicação política: limites e possibilidades. Compolítica, 3(2), 189-216.

ROZA, Erick Andre. Net-ativismo: comunicação e mobilização em contextos reticulares. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2012.

SALARELLI, Alberto. Relendo o último capítulo de Understanding media. Um tributo a Marshall Mcluhan no centenário de seu nascimento. INCID, 2011, 2: 3-18.

SANCHEZ, Oscar Adolfo. O poder burocrático e o controle da informação. Lua Nova, n. 58, p. 89-119, 2003.

SILVA, Julianna Rodrigues. O marketing político na comunicação legislativa: a utilização da TV Senado como ferramenta de marketing político pelos senadores. Monografia de Especialização Universidade do Legislativo Brasileiro - UNILEGIS. Brasília/DF, Brasil, 2008.

SODRÉ, Bruno; NASCIMENTO, Solano. O" antijornalismo público" no Jornal do Senado. Rumores-Revista de Comunicação, Linguagem e Mídias, v. 1, n. 1, 2010.

TAVARES, Luis Eduardo; PEREIRA, N. A transparência pública na Era Digital. Artigo nos anais do V Simpósio Nacional da ABCiber, UFSC. Available at http://issuu.com/lucaspretti/docs/atransparenciapublicanaeradigital/1 Accessed on, v. 1, n. 04, p. 2012, 2011.

TÚÑEZ, Miguel; SIXTO, José. Redes sociales, política y Compromiso 2.0: La comunicación de los diputados españoles en Facebook. Revista Latina de comunicación social, n. 66, p. 1-25, 2011.

VALLA, Victor Vincent. Sobre participação popular: uma questão de perspectiva On popular participation: a matter of perspective. Cad. Saúde Pública, v. 14, n. Sup 2, p. 7-18, 1998.

Zago, G., Recuero, R., & Bastos, M. T. QUEM RETUITA QUEM? Papeis de ativistas, celebridades e imprensa durante os# protestosbr no Twitter1 WHO RETWEETS WHOM: The role of activists, celebrities and press during# protestosbr on Twitter.

ZAUNER, Alexander; KOLLER, Monika; FINK, Matthias. Sponsoring, brand value and social media. Rev. adm. empres.,  São Paulo ,  v. 52, n. 6, Dec.  2012 .   Disponível em: . Acesso em:  16  mar.  2015

Nenhum comentário: