terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vamos gastar melhor?

Você leu meu texto anterior e chegou à conclusão de que a saída para as suas finanças é gastar menos? Ok, vou tentar ajudar nesta árdua, porém lucrativa tarefa. Se você, além disso, também quer ganhar mais, atente-se ao que escrevo agora, mas volte para ler meu próximo post. Por enquanto, vamos nos virar com o que temos: o salário deste mês, nossas contas a pagar, dívidas atuais e sonhos de consumo.

Temos que dar um passo fundamental no caminho para a liberdade financeira. Primeiro, necessitamos saber onde estamos, para onde vamos e o melhor caminho para chegar lá. Traduzindo, com toda a praticidade: precisamos de um orçamento doméstico. Amigos, não há como fugir disso. O planejamento financeiro passa necessariamente pelo controle de quanto gastamos e no que estamos usando o nosso valoroso ganho mensal. Repare que eu ainda não falei em poupar, nem economizar, pois isto já é um passo avançado. Trata-se, agora, de colocar no papel e em uma planilha de Excel (que já está pronta) quanto você ganha e quanto você gasta em um mês, dividindo os gastos por categorias simples.
Tabela de Excel é aliada no planejamento financeiro
Você sabe para onde está indo o seu dinheiro? É fácil lembrar o principal, como valor do aluguel, a conta de luz, de água, telefone, etc... Mas você sabe quanto gasta em transporte (público ou carro) em 30 dias? Ou o quanto gastou comendo (e bebendo) fora de casa no último mês? E de cinema, contando pipoca e refrigerante? Ah, mas que chatice, Tiago! - alguém deve ter pensado agora. Pois eu lanço o desafio: Faça isso por um mês e veja os resultados. Se não valer a pena, pare! Não esqueça de colocar a família no meio. Afinal, todos vão se beneficiar dos resultados no futuro, então devem contribuir. Gastou, anotou, simples assim. Se você não sabe como inserir o assunto na família, o livro "Vamos Falar de Dinheiro?", de Conrado Navarro, é ótimo e eu recomendo.


Família deve estar unida, na receita e na despesa
Somente depois de ter controle sobre como está gastando o seu dinheiro é que você poderá traçar prioridades e ver onde estão os "exageros" do orçamento doméstico. Está dado o primeiro passo prático do seu planejamento financeiro. Agora, você já sabe onde pode economizar e o quanto vai sobrar por mês para realizar aquele sonho de consumo guardado na gaveta, que vai te trazer uma melhor qualidade de vida.

Neste link, você faz download de uma planilha pronta, de uso simples, feita pelo professor Edson Pamplona. Para um aprofundamento maior, sugiro a leitura do livro "12 Meses para Enriquecer", do professor Marcos Silvestre. Ele é criador de um programa de educação financeira e de um conjunto de calculadoras financeiras práticas, que precisam da leitura do livro para aprender a utilizar.

Para os mais informatizados, há também diversos apps de orçamento doméstico disponíveis para smartphone. As ferramentas existem e só estão esperando que você utilize. O próximo passo para ser um "bom gastador" agora é seu!

E lembre-se que o dinheiro é sempre um meio, e nunca o fim. Enquanto puder proporcionar uma vida melhor para nós e a quem gostamos será bem-vindo (e cada vez mais bem-administrado!).

Nenhum comentário: