sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os 4 verbos da Riqueza


Demorei alguns meses para retomar no blog um dos assuntos que mais gosto de falar: Educação Financeira. Quem convive comigo já sabe o quanto me interesso pela abordagem da educação nas finanças pessoais. A partir de 2011, quando comecei a ler sobre o tema, revi muitos conceitos, principalmente aquilo que considero como "riqueza" e "pobreza". Ficou curioso?

Você concorda que tudo o que ganhamos com o nosso trabalho deve ser valorizado e usado para melhorar nossa qualidade de vida? Ótimo, somos dois! A diferença entre o "rico" e o "pobre", na minha opinião, é o rumo que seguem para atingir este fim. Creio que o melhor caminho é baseado em quatro verbos, que devem ser memorizados e praticados nesta ordem:


Ganhar - Economizar - Investir - Gastar

Perceba que entre ganhar e gastar, ainda temos mais duas coisas para fazer com o nosso dinheiro (economizar e investir). O "pobre" (e aí não me refiro ao salário da pessoa, apenas à sua mentalidade) só consegue Ganhar e Gastar. E, às vezes, ainda gasta antes de ganhar!

A tranquilidade financeira passa, necessariamente, por estes quatro verbos (e nesta ordem). Quem não consegue Economizar e Investir sempre acaba tendo mês sobrando no final do dinheiro, quando deveria ser o contrário. Pessoas de todas as classes sociais reclamam que é difícil seguir este caminho, porque não tiveram conhecimento necessário do que deveriam fazer.

Posso afirmar que não existe fórmula mágica, meus amigos. Se você quer mudar de situação e passar também Economizar e Investir, garantindo um futuro melhor do que o INSS reserva para você, há duas alternativas: Ganhar mais ou Gastar menos. Falarei sobre estas duas saídas nos próximos posts.

Nenhum comentário: