quarta-feira, 14 de março de 2012

Aos futuros jornalistas


Nada como um dia após o outro. Até 25 de janeiro de 2008, eu era mais um estudante de Jornalismo, nos bancos da Universidade Federal de Santa Maria, sonhando em fazer a minha parte para tornar o mundo melhor. O sonho permanece, é claro. Agora, do outro lado da bancada, eu já posso contribuir divulgando informações que tem a ver com a vida de cada cidadão brasileiro, como locutor da Rádio Senado, especialmente quando integro a equipe que narra os fatos mais importantes do país no programa A Voz do Brasil.


E, no último dia 9 de março, pude contar um pouco dessa minha curta experiência, nas fases de estudante e de recém-formado, aos alunos da disciplina de Jornalismo Político do Centro Universitário Franciscano (Unifra), sob orientação do professor Gilson Piber. O título da palestra foi "Jornalismo Político: as rotinas produtivas da Rádio Senado". No encontro, em forma de bate-papo, narrei um pouco da minha história, sonhos de estudante, aprendizados no mercado de trabalho, a saga dos concursos públicos e sobre a nova vida em Brasília. 


Essa última parte foi a que mais rendeu, pois os alunos perguntaram muito sobre o que acontece na Capital do país e no Congresso Nacional, como tramitação de leis, bastidores e atuação geral dos nossos governantes. Mesmo estando lá há apenas 14 meses, essa convivência já me proporcionou ter um conhecimento um pouco além do que é mostrado diariamente pelos principais veículos de imprensa. A propósito, acho que essa foi uma tônica importante da nossa conversa. Lembrar aqueles que são o futuro do jornalismo da necessidade de buscar mais informações do que é oferecido pela mídia e tentar entender como e por quê as coisas acontecem de tal forma na política.


Gostei muito dessa experiência de poder compartilhar com os alunos do professor Gilson as alegrias e percalços pelos quais passei. Pude deixar aos futuros jornalistas a mensagem de sempre acreditarem no seu potencial e para seguirem os bons exemplos que, sem dúvida, são maioria na nossa área. Parabéns e boa sorte aos estudantes de Jornalismo da Unifra.

Nenhum comentário: