segunda-feira, 5 de junho de 2006

A melhor equipe joga no Campus

Passam 38 anos, desde que a Rádio Universidade – 800 AM foi criada. No distante ano de 1968, não existia sequer Campeonato Brasileiro (pelo menos não com esse nome ou formato) e o Brasil ainda era Bi. Hoje, na luta pelo Hexa, e com metade (ou mais) dos estados brasileiros tendo mais de uma divisão no seu campeonato local, o futebol é um mercado.

Compra, vende, empresta, clube, jogador, empresário, contrato, cláusulas, especulações da imprensa, enfim, tanta coisa... Os meios de comunicação têm papel fundamental neste jogo. Fazem o povo acreditar que o Carlos Alberto Parreira é mais importante para o país do que Luís Inácio Lula da Silva. Emissora de rádio, TV, jornal, site ou qualquer mídia que pretenda se estabelecer, conquistando um público heterogêneo, precisa falar de esporte – por ser Brasil, entenda-se futebol.

Para se ter uma idéia do que se investe no jornalismo esportivo, a Rádio Gaúcha de Porto Alegre vai investir R$ 1 milhão (isso mesmo, R$ 1 milhão), só para ter direito e possibilidade de transmitir a Copa do Mundo deste ano. Sem contar gastos com viagens, hospedagem da equipe, alimentação, etc...

Em Santa Maria, quatro das cinco emissoras AM da cidade transmitem regularmente os jogos do Inter-SM nas fases finais da série B do Gauchão. Por isso, a mídia esportiva da cidade é vista como forte no interior do estado. A emissora que faltava abrir o microfone neste certame era a Rádio Universidade.

Com 38 anos e um dia de vida, a emissora da Universidade Federal de Santa Maria entra com uma equipe que mescla a experiência de Gilson Piber, Cândido Otto da Luz, Cezar Saccol, Renato Molina, Gilberto Soares e Otacílio Neto com a juventude de Anderson Carpes, Ciro Oliveira, Viviana Fronza, Raero Monteiro, Willian Araújo, Felipe Cechella e eu (Tiago Medeiros).

A iniciativa foi dos alunos de Comunicação Social da Universidade, que contrariaram as expectativas desiludidas de alguns, o pessimismo de outros, os empecilhos naturais e os que foram colocados na frente. A jornada esportiva universitária começa no domingo, 28/05/06. Este dia vai entrar na história.

A Rádio Universidade vai empurrar o Internacional para a Série A do Campeonato Gaúcho. Santa Maria vai ouvir a transmissão da Universidade – 800 AM, a primeira divisão do rádio esportivo. Não vai sobrar dúvida. A melhor equipe joga no Campus.

Nenhum comentário: